Notícias

  • Ago

    07

    2018

Como o fator humano impacta seu negócio

Em meio à miríade tecnológica que muitos varejistas estão adotando em suas lojas físicas, o bom e velho atendimento pessoal ainda é o que mais cativa os consumidores na hora de escolher onde realizar as suas compras.

É o que revela um levantamento realizado pela Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic). No total, três situações foram apresentadas para cada entrevistado. O primeiro questionamento mostrou que 78% dos participantes preferem um atendimento humano de qualidade ao autoatendimento.

Na sequência, o entrevistado deveria indicar quanto o atendimento influencia no processo de compras - 93% responderam muito ou totalmente.

Por fim, levando em consideração a atual situação econômica do país, os entrevistados foram questionados sobre ocasiões em que deixaram de comprar um produto ou contratar um serviço em virtude de um mau atendimento. Ao todo, 81% dos participantes afirmaram já ter desistido de uma compra por este motivo.

Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (26/04), por Leandro Diniz, gerente executivo da Acic, durante o 6º Fórum Regional do Varejo, em Campinas, que reuniu cerca de dois mil empresários.

De acordo com Diniz, com base neste resultado, a entidade planeja dobrar o número mensal de empresários e funcionários das companhias que recebem treinamento para qualificação profissional pelo AC Qualifica. Criado em 2017, o curso é gratuito e ministrado por professores universitários e consultores especializados em atendimento.

A pesquisa também serviu como gancho para os painéis apresentados durante o evento, que neste ano teve como tema “Um Olhar Estratégico Para o Fator Humano no Varejo”.

Executivos de grandes empresas, como Leroy Merlin, RaiaDrogasil, 5àsec e Grendene, debateram sobre os desafios de preparar colaboradores frente às inovações tecnológicas e às constantes mudanças que impactam o universo varejista.